Entrevista a Jack Norris (Português)

English deutsch castellano   (Outubro 2009)


Jack Norris é co-fundador e actual presidente de Vegan Outreach. Ele leva a cabo o programa Adopt A College da Vegan Outreach. Ele é um dietista registrado e gere JackNorrisRD.com e VeganHealth.org.

1) Desde quando tu é vegano e o que te fez tornar vegano?

Eu tornei-me vegano em 1988. Descobri como os animais na pecuária eram tratados depois de compar um album em benefício da People for the Ethical Treatment of Animals.
 

2) Qual é teu maior truque para convencer um vegano que “não quer tomar comprimidos” a tomar um suplemento de B12?
Eu falaria-lhe das pessoas que conheço que tiveram danos nos nervos por não tomarem B12. Eu conheço um vegano que acabou numa cadeira de rodas por uns dias até que descobriu que era deficiência de B12. Felizmente para ele, apercebeu-se a tempo. Outras pessoas não tiveram tanta sorte e sofreram danos permanentes.

3) Na maior parte da América Latina nível suficiente de vitamina D não é provavelmente um problema menor que na América do Norte. Quanto usar protector solar inibe a produção de vitamina D pelo corpo?

Inibe completamente. Tu deveria estar lá fora ao sol durante 15-20 minutos sem protector solar.

4) Os atletas veganos têm algum requisito dietético especial?

Não, comparando com outros veganos. Se alguém é atleta de classe mundial em força ou velociadade, poderá experimentar suplemento de creatina.

5) Pode-nos dizer cinco alimentos vegetais integrais?

Brócolos, penca, couve-galega são os principais. Eu recomendo suplemento de cálcio se tu não pode comer estes alimentos ou leite de soja fortificado todos os dias. Tu tem de comer pelo menos 525 mg de cálcio por dia, mas recomendo pelo menos 700.

6) Tu recomenda que veganos tomem um suplemento de DHA. Suplementos veganos de DHA são caros e não facilmente disponíveis em muitos países. Quem deve garantir que toma estes suplementos?

Suplementos de DHA são mais para saúde óptima e a investigação não é 100% convincente de que sejam necessários. Se tu não pode tomar DHA, recomendo uma colher de ólio de linhaça todos os dias.

7) Produtos integrais são mais nutritivos do que farinha branca, arroz branco ou pasta branca. Mas pode ser recomendável as pessoas comerem alguns produtos refinados por exemplo para ganhar peso?

Se tu precisa de ganhar peso, comer alguns produtos processados é provavelmente uma boa ideia. Manteigas de frutos secos, azeite e pastas poderão ajudar. Mas de forma alguma coma apenas processados.

8) A maioria das pessoas na América Latina têm de alguma forma intolerância à lactose. Quais os sintomas típicos se alguém que têm intolerância à lactose consome productos lácteos?

Gases, inchaço da barriga, diarreia.

9) Gostaria de partilhar algo mais, agradecer a alguém ou desvendar qualquer outro mito nutritivo?
Proteína é importante. Garante que tu come legumes (feijões, amendoins, alimentos à base de soja, lentilhas ou ervilhas) 2 a 3 vezes ao dia para proteína.

Não te torne crudívero. Os humanos cozinharam a sua comida durante centenas de milhares de anos. Come algo crú mas também come algo cozinhado.


* Só estamos usando a forma masculina dos substantivos por questões de estilo e de nenhuma maneira se quer discriminar gente de nenhum género.